日本語教室

Aulas de Japonês

日本語UECEカラオケ大会

Concurso de Karaokê do Curso de Japonês da UECE

要塞ソーラングループ

Grupo Yosai Soran de dança Yosakoi Soran

風林火山和太鼓

Grupo Fuurinkazan Wadaiko

セアラ州立大学日本語講座盆踊りグループ

Grupo de Bon Odori do Curso de Japonês da UECE

Intercâmbio Cultural durante o Carnaval

No último carnaval, o curso de língua japonesa da UECE recebeu a visita de estudantes da Universidade de Kansai para um intercâmbio cultural com participação de professores, monitores e alunos.



Os nove universitários japoneses, em visita ao Brasil devido seu projeto Muito Brasil, foram recepcionados no Domingo (6) pelos professores e monitores que os hospedaram durante sua curta visita. No mesmo dia, nossos convidados foram acompanhados ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e à tradicional feirinha da Beira Mar.

O evento principal foi, porém, o Intercâmbio Cultural realizado na segunda-feira (7) na sala 29 do Centro de Humanidades da UECE, no qual alunos japoneses e brasileiros puderam interagir aprender mais um pouco sobre a cultura de cada país.

Intercalando falas do Brasil e do Japão, o evento bilíngue contou com o excepcional trabalho do professor Eden, principal responsável pelas traduções.

Primeiramente, os universitários de Kansai se apresentaram e falaram um pouco sobre o projeto deles no Brasil. Em seguida, Laura-sensei, nossa coordenadora, falou um pouco sobre história e eventos realizados pelo curso de japonês. Com informações que podem ter surpreendido alguns dos nossos mais recentes alunos.

O monitor do 5º semestre do sábado, Mário, foi o responsável pela divertida apresentação de algumas formas de cumprimentos brasileiros. Depois da demonstração – que incluiu abraços apertados e beijos na bochecha – os alunos do curso tiveram a oportunidade de mostrar aos japoneses um pouco do caloroso jeito brasileiro.

Já o Jadilton-sensei, do 1º semestre, mesmo sozinho, surpreendeu com uma divertida e instrutiva apresentação sobre capoeira – mostrando seu talento com o berimbau, o pandeiro e seus movimentos precisos. Entusiasmando a todos, ele convidou universitários japoneses para que também tentassem alguns movimentos básicos.

Nossos convidados nipônicos não deixaram a desejar, mostrando um pouco de suas habilidades físicas com uma animada demonstração de Yosakoi Soran – na verdade, algumas das meninas presentes fazem parte do grupo oficial de Soran da Universidade de Kansai. Então, foi a vez deles de convidarem os alunos brasileiros a experimentar um pouco de esforço físico, e não foram poucos os alunos dispostos a suar.

Fazendo um paralelo sobre a vida do típico estudante universitário em cada país, a monitora do 3º semestre, Marcella, mostrou um pouco sobre seu dia a dia, enquanto, para ilustrar o estilo de vida muito diferente do nosso, nossos convidados trouxeram fotos e falaram um pouco sobre alguns ritos importantes na vida de um estudante, como graduação do colégio e entrevistas de emprego durante a vida universitária. Além de contar sobre eventos tradicionais de cada uma das 4 estações do ano – o que provou que nosso conceito de churrasco é bem diferente do deles.

A última parte oficial do evento, contou com uma troca de brincadeiras de criança: enquanto os japoneses mostraram “Ichiro-sannomochitsuki” e “Antagatadokosa”, nós apresentamos “Maestro” e “Detetive”.

Para encerrar, os universitários de Kansai doaram mangás, livros e revistas ao Curso de Língua Japonesa, que serão adicionados à coleção que, futuramente, se tornará disponível para consultas, com o projeto da sala de leitura de material em japonês.

Em agradecimento, aos estudantes japoneses e aos alunos que puderam participar do intercâmbio, pães de queijo foram distribuídos para ilustrar a culinária brasileira.

Lógico que um pãozinho de queijo não foi o suficiente para reabastecer as energias de todos depois de uma tarde cheia de atividades. Após o evento, que durou até 18h, todos foram convidados e caminharam juntos para uma confraternização no restaurante Caicó, de onde muitos ainda foram acompanhar as apresentações de Maracatu do carnaval regional, que se realizavam na Av. Domingos Olímpio.

Na terça-feira (8), por volta do meio-dia, nossos convidados, partiram em um voo para Belém-PA, sua próxima parada durante a visita ao Brasil.

Apesar da data considerada difícil para muitos, afinal o carnaval geralmente é um período de viagens, o grupo de monitoria se surpreendeu com o número de alunos que puderam participar, superando todas as expectativas. Nós esperamos que no futuro possamos contar mais uma vez com a presença entusiasmada dos alunos do curso.

皆、お疲れ様でした!

0 comentários: