日本語教室

Aulas de Japonês

日本語UECEカラオケ大会

Concurso de Karaokê do Curso de Japonês da UECE

要塞ソーラングループ

Grupo Yosai Soran de dança Yosakoi Soran

風林火山和太鼓

Grupo Fuurinkazan Wadaiko

セアラ州立大学日本語講座盆踊りグループ

Grupo de Bon Odori do Curso de Japonês da UECE

Grupo Yōsai Sōran

O Yōsai Sōran é um grupo de dança Yosakoi Soran criado em setembro de 2007 pelos estudantes do Curso de Japonês da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O Yosakoi Soran é um espetáculo de cores e movimentos que contagia com o ritmo vibrante de dois estilos musicais regionais do Japão, o Yosakoi Bushi da província de Kochi e o Soran Bushi da província de Hokkaido, que firmou raízes no folclore japonês. Adotada como celebração e agradecimento pelos bons resultados da colheita e da pescaria, a dança se transformou em um dos maiores festivais do Japão e atrai mais de 4 mil dançarinos divididos em mais de 400 grupos vistos por um público estimado em 2 milhões de pessoas.

Festival de Yosakoi Soran em Hokkaido

O grupo Yōsai Sōran foi criado com o intuito de difundir a cultura japonesa em nosso estado, através do Yosakoi Soran. O grupo hoje é composto por 20 integrantes, todos alunos ou ex-alunos do Curso de Japonês da UECE.

“Yōsai” significa “fortaleza” em japonês, que além de demonstrar o lugar de origem do grupo, transmite também a sua essência: força, energia e firmeza.

Grupo Yōsai Sōran

O grupo é um grande exemplo de determinação e de trabalho em equipe e desde a sua criação vem superando todas as expectativas. Já foi convidado para se apresentar em inúmeros eventos, a maioria relacionados à cultura japonesa. Hoje já soma um total de 20 apresentações e um workshop aberto ao público no qual o grupo, com o apoio da Associação Yosakoi Soran do Brasil, trouxe a Fortaleza a professora japonesa Masako Shimahara, especialista na dança Yosakoi Soran, da Japan International Cooparation Agency (JICA). Além disso, o grupo também foi convidado a ensinar o Yosakoi Soran às crianças da vila de pescadores Estevão, localizada em Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará. Desta forma, o grupo vem contribuindo para que todos possam ter acesso à cultura japonesa, que ainda não é tão difundida no Ceará, e promovendo assim a diversidade étnico-cultural.

Workshop com a Profa. Masako Shimahara



0 comentários: